Clientes da Golden Cross têm 60 dias para migrar de plano de saúde

Clientes da Golden Cross têm 60 dias para migrar de plano de saúde

Fachada da Golden Cross, no Rio de Janeiro, em registro de abril de 2021. — Foto: Reprodução/Google Street View

ANS determina portabilidade especial devido a problemas financeiros da operadora

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os beneficiários da Golden Cross têm um prazo de 60 dias para migrar para outras operadoras sem a necessidade de cumprir novos períodos de carência. A medida foi tomada após a identificação de graves irregularidades econômico-financeiras e administrativas que comprometem a continuidade dos serviços da operadora.

O que significa a portabilidade especial de carências?

A portabilidade especial permite que os clientes escolham qualquer plano de saúde disponível no mercado sem precisar cumprir novos períodos de carência ou cobertura parcial temporária. Isso significa que procedimentos como consultas, exames e internações não sofrerão restrições ao mudar de operadora.

Caso o beneficiário ainda esteja em período de carência na Golden Cross, o tempo restante poderá ser cumprido no novo plano, sem prejuízo. A recomendação da ANS é que os clientes façam a migração o quanto antes para evitar possíveis interrupções no atendimento.

Golden Cross contesta decisão da ANS

Em comunicado oficial, a Golden Cross afirmou ter sido “surpreendida” com a determinação da ANS e que está adotando medidas para questionar a decisão. A operadora garantiu que os atendimentos continuam normalmente para os planos de saúde e odontológicos.

Desde julho de 2024, a Golden Cross firmou um acordo de compartilhamento de risco com a Amil, permitindo que seus beneficiários fossem atendidos pela rede credenciada da Amil. No entanto, com a nova decisão da ANS, os clientes devem buscar novas operadoras.

Como escolher um novo plano de saúde?

Especialistas recomendam que os beneficiários aproveitem esse período de portabilidade para avaliar opções que atendam melhor às suas necessidades. Alguns pontos importantes a serem considerados são:

Cobertura: verifique se o novo plano atende às suas demandas médicas, incluindo hospitais e laboratórios.

Rede credenciada: confira se os médicos e hospitais de sua preferência estão disponíveis no novo plano.

Preço e condições: compare custos e benefícios para evitar surpresas futuras.

A ANS disponibiliza um Guia de Planos de Saúde para facilitar a escolha de novas operadoras. A consulta pode ser feita no site oficial da agência (www.ans.gov.br).

Conclusão

A determinação da ANS busca garantir que os clientes da Golden Cross não fiquem sem assistência médica. Embora a operadora tenha manifestado discordância, a recomendação é que os beneficiários busquem um novo plano o quanto antes. O prazo de 60 dias é uma oportunidade para realizar a transição sem a necessidade de cumprir carências adicionais.

Fontes:

O Globo

CNN Brasil

CQCS

Adicione um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos requeridos *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.